26 de janeiro de 2014

O cravo do rosto é um animal


Aquela coisinha nojenta que fica grudada na pele da nossa face, conhecida como cravo, é na verdade um animal. Agora a coisa ficou mais nojenta ainda.

Para quem não sabe essas criaturinhas pertencem ao filo dos artrópodes (o mesmo que ficam os crustáceos e os insetos) que é considerado o filo com o maior número de espécies. Mais até que os mamíferos.

O cravo faz parte da classe dos aracnídeos (o mesmo das aranhas, escorpiões, carrapatos...) com a diferença em que ele é um animal quase microscópico (alguns animais dessa classe são microscópicos como o ácaro). Inclusive, quando você ver um cravo em uma imagem ampliada microscopicamente, você vai ver que a criatura parece mesmo um animal, com patas e tudo, como você pode ver nessa imagem:


7 comentários :

  1. muito bom, adorei o post, ótimo blog .. abraço

    ResponderExcluir
  2. Adorei..me ajudou muito

    ResponderExcluir
  3. Éca!! quase !! Que nojo, somos depósito de vermes, aracnídeos, etc... até então eu não sabia que cravo era tudo isso... Muito boa a matéria. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Você está equivocado não é assim que as coisas são realmente....

    “O cravo é um poro entupido de gordura”, explica a dermatologista Tereza Makaron, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Só que algumas bactérias, como a Propionobacterium acne, e até um parente das aranhas, o Demodex folliculorum, adoram morar dentro desses poros, onde encontram um ambiente ideal para procriar.

    ResponderExcluir