A Torre Eiffel é um monumento muito popular em Paris, França. Construída no século XIX pelo arquiteto Alexandre Gustave Eiffel, foi inaugurada em 31 de março de 1889 e está localizada no Campo de Marte.
No total, a obra custou 7,8 milhões de francos franceses (aproximadamente 1,2 milhões de euros). Levou apenas dois anos para ser construída e possui 324 metros de altura com 300 andares.
O curioso é a altura. Segundo leis da física, a altura da torre pode variar no verão. A temperatura elevada faz com que a torre fique entre catorze e quinze centímetros mais alta, algo que é chamado pelos estudiosos de dilatação térmica, e ocorre com qualquer metal que se aquece.
Agora, um pouco de física:
Em Paris as temperaturas (médias) mínima e máxima ao longo de um ano podem ser Tmin = -5°C e Tmáx = 35ºC. Logo, a amplitude térmica vale ΔT = 35 - (-5) = 35 + 5 = 40°C. Sabendo que o coeficiente de dilatação térmica linear do ferro mede α = 1,1.10-5 °C-¹, podemos estimar a variação ΔL no comprimento L da Torre pelo seguinte modelo de dilatação térmica linear:


E para aqueles que não entenderam, o cálculo acima mostra que o calor de 35ºC que faz o verão de Paris faz com que a torre fique aproximadamente 14,26 cm mais alta.
Outras curiosidades sobre a Torre Eiffel:
- A sua estrutura foi construída com o auxílio da matemática para resistir ao vento;
- Inicialmente a Torre Eiffel foi pensada para ser construída em Barcelona, mas as autoridades locais refutaram a hipótese;
- No dia da inauguração Alexandre Gustave Eiffel subiu ao cimo da torre para hastear a bandeira francesa;
- Pesa cerca de 9000 toneladas;
- São gastos 50 toneladas de tinta a cada 5 anos para evitar a corrosão;
- Até 1930 foi considerado o monumento mais alto do mundo, após a construção do Chrysler Building, em Nova Iorque, perdeu esse título;
- Tem uma visita média 7 milhões de visitantes por ano;
- A torre tinha sido inicialmente pensada para durar apenas 20 anos, ou seja, após este período seria destruída. A insistência de Eiffel fez com que a estrutura fosse mantida até aos dias de hoje. Para além de ter mostrado de que forma a torre poderia potenciar a meteorologia, a observação astronômica ou a física, a sua sobrevivência também esteve relacionada com a antena que tinha no topo, e que era utilizada para as comunicações da cidade.
Fontes:
Nenhum comentário :
Postar um comentário