17 de novembro de 2013

Caracóis podem dormir por até três anos seguidos

Pesquisadores da Universidade de Toronto descobriram que os caracóis gastam cerca de 10% do seu tempo dormindo.

https://lh3.googleusercontent.com/-LY3gBM6pBik/UohUzEJGY9I/AAAAAAAABrM/5dMToW94yeI/1241801106_caracol.jpg

Intrigados com a posição assumida pelo gastrópode que se adere a uma superfície sólida e permanece com músculos relaxados e tentáculos parcialmente retirados, os estudiosos decidiram realizar um experimento a fim de analisar se os caracóis estavam mesmo dormindo ou simplesmente descansando.

O sono é caracterizado por fatores como: adoção de uma determinada posição, menor sensibilidade a estímulos externos, baixa nas atividades cerebrais, dentre outros. Através de uma investigação comportamental dos caracóis ativos e em repouso foi possível concluir que o “estado de repouso” era dormir.

Durante os experimentos os caracóis ativos responderam aos estímulos físicos duas vezes mais rápido que os caracóis em repouso, e sete vezes mais rápido quando esses incentivos eram de apetite. A partir daí os pesquisadores passaram a monitorar 8 caramujos durante 79 dias para mapear padrões de comportamento durante o sono.

Segundo o Dr. Stephenson, um dos coordenadores do estudo, os caracóis não precisam dormir muito, pois o estilo de vida da espécie não é mentalmente exigente. Por isso eles não apresentam horários regulares de sono. A pesquisa foi publicada no Journal of Experimental Biology.

Fonte: Jornal Ciência

Nenhum comentário :

Postar um comentário