8 de junho de 2014

Temos ferro no corpo o suficiente para se fazer um prego


O ferro desempenha um papel importante nos processos metabólicos dos animais, sendo um constituinte vital nas células de todos os mamíferos. A função do ferro no corpo limita-se quase exclusivamente ao transporte de oxigênio no sangue, por intermédio da hemoglobina, existente nos glóbulos vermelhos. Está também presente em algumas enzimas que catalisam mecanismos de oxidação celular. No homem os órgãos mais ricos em ferro são o fígado e o baço, onde o elemento existe na forma de “ferritina” . Embora em menor quantidade, está também presente nos ossos, na medula, nos rins e nos intestinos

Um homem adulto absorve cerca de 5mg de ferro por dia, enquanto a mulher absorve ligeiramente mais para contrabalançar as perdas durante a menstruação ou a gestação. Nas crianças a absorção de ferro é muito maior, excedendo 10 a 15 mg por dia. Há vários sais ferrosos, como o sulfato ferroso, que são bastante eficazes no tratamento de anemia devido à deficiência de ferro

Em média, a quantidade do elemento ferro que temos em todo o corpo é suficiente para se fazer um prego, e diferente do que muitos pensam o ferro utilizado em pregos e o ferro do nosso corpo é o mesmo.

Dos alimentos mais ricos em ferro destaca-se o fígado, o peixe e a gema de ovo. Os vegetais mais ricos neste elemento são os feijões e as ervilhas e, de um modo geral, a hortaliça. Muitas pessoas costumam colocar um prego dentro do feijão para aumentar a quantidade de ferro já presente no alimento.


Um recado: Ficarei um tempo sem postar, porém logo estarei de volta e postarei duas vezes por semana para recuperar o tempo perdido. Grato pela compreensão.

Leia também:

Nenhum comentário :

Postar um comentário